CURSOS

Home > Cursos > Presenciais > CURSO DE AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIR…

CURSO DE AUDITORIA CONTÁBIL E FINANCEIRA EM CONDOMÍNIOS. (OPERACIONAL E INVESTIGATIVA)

O curso visa formar profissionais das áreas contábil, economia, administração de empresas e outras para atuarem junto a condomínio e administradoras de imóveis na verificação operacional e investigativa das operações. A auditoria condominial é uma importante ferramenta de gestão que ajuda o síndico a dar visibilidade a sua administração. O curso será focado sob dois aspectos importantes da gestão – Operacional e Investigativo.  No foco Operacional,   curso é ideal para os profissionais que desejam prestar serviços de auditoria na verificação de receitas, despesas, rateios, cotas extras, extratos bancários, aplicações financeiras, folhas de pagamentos, cotações, admissões, demissões de empregados, convocação de assembleias e demais. Já quanto a fase Investigativa que é a mais procurada, o profissional deve se empenhar  no combate de desvios e fraudes praticadas por síndicos e por administradores de imóveis. O curso será ministrado pelo Prof. Caetano Andrade nos dias 11, 18 e 25 de maio/2019 das 8h30 às 16h30  com carga horária de 24/ha, no centro do Rio de Janeiro. O preço deste curso é de R$ 900,00 que poderá ser pago em 3 cheques pré datados. O ICA não trabalha com cartões de créditos.

PROGRAMA DO CURSO

A NOÇÕES DE CONDOMINIOS / ASPECTOS PRÁTICOS = Lei nº 4.591/64 e posteriores .Personalidade jurídica do condomínio – CNPJ ou CPF? A Convenção do Condomínio e seus reflexos.O Estatuto e o Regimento Interno do condomínio.Das assembleias ordinárias e extraordinárias. A Convenção do Condomínio e seus reflexos. O Estatuto e o Regimento Interno do condomínio. Das assembleias ordinárias e extraordinárias.Quórum necessário para ter validade.  Eleição de síndico, subsíndico e conselheiros. Atribuições do síndico.  Qual o prazo de duração da gestão dos gestores? Quais os conselhos que o condomínio deve ter? Os documentos do condomínio ficam sob a guarda da      administradora ou do condomínio? Por quanto tempo os documentos devem ficar guardados (empregados, GPS, FGTS, PIS, encargos e impostos)?  Quanto a exibição de documentos quem pode requerer?

B –  RELAÇÃO ENTRE A ADMINISTRADORA E O CONDOMÍNIO =  Como deve ser relacionamento entre condomínio e   administradora?Os documentos do condomínio ficam sob a guarda da      administradora por quanto tempo? Quais as obrigações da administradora perante o condomínio? O que é uma Taxa Condominial e como ela é definida? O que é uma taxa condominial de rateio e como definir valor? O Fundo de Reserva como é constituído? Quem autoriza a movimentação da conta do fundo de reserva.  Qual é a finalidade do fundo de reserva? O que a administradora deve fornecer mensalmente para o condomínio em termos administrativos e financeiros? Previsão Orçamentária do Condomínio.  O que é uma pasta de prestação de contas. Como ela é composta? Quando ocorre a aprovação da prestação de contas? Quando ocorre a reprovação de uma prestação de contas? Ela pode ser refeita, já que foi reprovada e se positivo, qual o prazo?  A Administradora é obrigada a comparecer a assembleia?

C –  ASPECTOS IMPORTANTES DE AUDITORIA E CONDOMÍNIO =  Por que contratar uma auditoria independente já que a administradora faz toda a contabilidade do condomínio?O condomínio pode ter a sua própria auditoria interna? Qual o serviço que a auditoria interna fará no condomínio? O condomínio pode ter contabilidade própria? Pode também ter departamento de recursos humanos interno? O condomínio pode prestar serviços para outros condomínios? Como calcular o preço do serviço de auditoria de condomínio? Responsabilidade civil e criminal do síndico na gestão. Responsabilidade civil e criminal da administradora do condomínio. Responsabilidade civil e criminal da auditoria externa. Terceirização de portaria, segurança e limpeza

D – AUDITORIA  INDEPENDENTE =  O que é uma auditoria. Auditoria contábil. Auditoria geral.  Auditoria parcial. Auditoria limitada. Auditoria permanente. Auditoria integral. Auditoria por testes.  Auditoria Eventual. Auditoria por análise individualizada de documentos. Auditoria externa. Auditoria interna. Auditoria de balanço. Auditoria preventiva. Auditoria orientativa. Auditoria específica (imobilizado, contas a receber, estoques….).  Riscos da Auditoria.  Equipe de profissionais. Horas estimadas para execução da auditoria. Supervisão do trabalho. Relatório de auditoria independente.  Relatório de auditoria independente de asseguração limitada. Quem pode ser auditor? Sigilo Profissional. Relevância do serviço prestado.

E- AUDITORIA DE CAMPO – OPERACIONAL = Programa de auditoria de condomínio. Papéis de trabalho usado na auditoria.  Técnica de elaboração de papéis de trabalho. Revisão dos papéis de trabalho.  Modelos de papéis de trabalho para condomínio. Sinais usados nos papéis de trabalho. Contagem física (dinheiro, estoques, ativo imobilizado e outros. Cartas de Circularização para terceiros. Amostragem –   técnicas usadas em auditoria. Números aleatórios.  Seleção direcionada.  Seleção aleatória. Verificação dos recebimentos e pagamentos da prestação de       contas do mês. Análise dos aspectos fiscais e tributários das notas fiscais e de prestadores de serviços -autônomos. Análise da movimentação bancária do condomínio sob o aspecto da “conta pool” ou conta própria do condomínio, inclusive verificação da conciliação bancária. Análise das aplicações financeiras do condomínio (poupança….). Análise da folha de pagamento com conferência de cálculos de horas extras, dissídios, aumentos, férias, 13º salário e outras rubricas. Modelo de planilhas financeiras utilizadas na auditoria. Modelos de planilha financeira de acompanhamento mensal de receitas e despesas.  Modelo de demonstrativo de todas as receitas do mês.  Modelo de planilha financeira de todas das receitas do ano. Modelo de planilhas financeiras de todas as despesas do mês. Modelo de planilhas financeiras de todas as despesas do ano. Modelos de relatórios de auditoria em sala de aula. Modelos de cartas de Circularização a terceiros. Proceder fechamento mensal das receitas e despesas e confrontar com os valores da administradora. Apontar no relatório as irregularidades identificadas. Carta de responsabilidade da administração.

F – FRAUDES E ERROS – COMO APURAR =  O que é uma Fraude.  Qual a diferença entre Fraude e Erro.  Como identificar uma Fraude nos boletos.  Como identificar uma fraude em notas fiscais. Onde ocorre o maior número de fraudes no condomínio. Fraudes –  como observar a administradora.  Falência da administradora. Como perceber um Erro na administração.  Quem é o responsável pela fraude ou erro. Efeitos da fraude e do erro na administração. Como comunicar a fraude ou erro à administração.

G – PARTE DIDÁTICA DO CURSO =  Questões sobre métodos de auditoria utilizados em trabalhos de auditorias de condomínios.  Questionários de perguntas sobre os temas abordados na aula  (revisão da aula).  Abertura de debate livre sobre auditoria em sala de aula sobre os temas:   UTILIZAÇÃO DA CONTA  POOL – TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA NO CONDOMÍNIO –  FALÊNCIA DA ADMINISTRADORA – RETENÇÃO DE IMPOSTOS E ENCARGOS –  AUDITORIA COMO GESTÃO DE CONDOMÍNIO –  Encerramento do curso.