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Perícia Contábil e Auditoria Contábil. Entenda as diferenças.

Perícia contábil não é o mesmo que auditoria contábil, visto que variam quanto à natureza do objeto e do fim que se deseja alcançar.

O que é perícia contábil?

A perícia contábil é um dos meios de provas previsto no art. 369 NCPC, e serve a uma época, um questionamento, uma necessidade temporal, que adota a “prova técnica” no exame, vistoria e avaliação, produzindo ao final do trabalho um “laudo Pericial Contábil”, que é assinado por um Perito Contador, devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de seu Estado, e agora também, no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis do CFC.

Em outras palavras, a base da perícia é o levantamento de provas elucidativas, ou de apuração de fatos específicos levantados em cheque. Essa definição cabe para os mais diferentes tipos de perícia e áreas. Logo, o perito contábil tem como principal objeto levantar fatos contábeis, sem consideração de amostragens.

O “laudo Pericial Contábil” devidamente elaborado e assinado pelo Perito do Juízo, será anexado aos autos processuais para o prosseguimento do rito processual da ação.

Em quais situações devo executar uma perícia contábil?

A perícia é requerida quando questionamentos específicos surgem dentro da empresa, como por exemplo apuração de haveres na dissolução de uma sociedade.

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil tende a ser necessidade constante, sem que precise de rigor metodológico tão severo, uma vez que trabalha com amostragem, o que não acontece com a perícia contábil, que se fundamenta em prova documental, ou seja, a perícia adota a “prova técnica” e auditoria contábil trabalha por “amostragem”, tendo como conteúdo final, a perícia contábil o “Laudo Pericial Contábil” e a auditoria contábil o “Relatório de Auditoria”.

Em quais situações devo executar uma auditoria contábil?

O auditor trabalha para manter o fluxo da gestão da empresa, focando em setores ou mesmo em toda a empresa afim de levantar discrepâncias e pontos de melhoria.

É importante manter uma constância na execução de auditorias na empresa, afim de manter o controle, evitar dificultadores e ainda facilitar perícias futuras.